Semana de Experiência na Findhorn Foundation

Sete dias que podem mudar a sua vida

A semana de experiência é a maneira ideal de vivenciar a dinâmica da vida comunitária. Trata-se de uma oportunidade para crescimento pessoal e conhecer outras pessoas que querem viver de forma consciente e criativa. É também um convite a abrir-se ao amor e ser a mudança que deseja ver no mundo.

Terá a oportunidade de praticar os princípios espirituais da comunidade: a escuta da sabedoria interior, a sintonização com o sagrado, o serviço planetário e a responsabilidade pessoal.

findhorn

A semana inclui juntar-se a um dos departamentos da comunidade para praticar o trabalho como amor em ação; interagir com membros da comunidade; meditação; danças circulares sagradas; passeios na natureza; e a experiência de apoio em grupo – tudo isso combinado com alegria e amor.

Existem Semanas de Experiência a começar todos os Sábados de manhã (salvo raras excepções). Veja o calendário do programa da Fundação, para mais informações.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A SEMANA DE EXPERIÊNCIA

A Semana de Experiência (Experience Week) foi criada em 1974 e continua a ser o programa mais importante da Fundação Findhon. É o modo preferido para se visitar pela primeira vez a comunidade, porque oferece uma “porta de acesso” à sua verdadeira essência.
A semana permite a introdução aos princípios espirituais sobre os quais a comunidade se baseia, tais como a sintonia e o trabalho em grupo. Também cria uma estrutura que assegura a abordagem dos principais aspectos da vida na comunidade através de meditações, danças sagradas, saídas ao ar livre e partilha entre os membros da comunidade.

A primeira Semana de Experiência durou na realidade duas semanas: semana A & B “Experienciando Findhorn”, e teve início a 1 de Junho 1974. O programa foi desenhado por Michael Lindfield e Karen Hogg para facilitar o aumento crescente do número de visitantes à comunidade. O programa era semelhante às primeiras Conferências de Findhorn, tais como, a Consciência e Educação (1973), com apreentações audiovisuais, palestras gravadas, apresentações, arte criativa e viagens a Pluscarden Abbey e Randolph´s Leap.
A estrutura assemelha-se à actual Semana de Experiência, com os participantes a trabalharem nas manhãs e na maioria das tardes e noites a fazerem actividades de grupo. Diferenças, na inclusão de natação diária e ausência das partilhas de grupo e sessões de descoberta de grupo, que foram adicionadas em 1975. As danças sagradas foram acrescentadas nos finais dos Anos 70. A primeira Semana de Experiência teve 12 participantes. Os participantes ficaram em caravanas, embora alguns tenham escolhido ficar nas suas próprias tendas.

Em 1974 e 1975 a quinzena de “Experienciando Findhorn” ocorreu durante a estação do Verão. Em 1976 começou a ocorrer ao longo de todo o ano, e de 1976 a 1980 passou para uma semana com a opção de uma segunda.

Em 1980 consolidou-se como sendo uma só semana, e com uma sequência de programas tais como Explorando a Vida em Comunidade (Exploring Community Life) e Convidado a Viver em Comunidade (Living in Community – LCG) para participantes que desejassem ficar durante mais tempo.

Em 1977 o nome mudou para The Findhorn Experience. Em 1982 tornou-se Findhorn Experience Week. Em 1986 ficou como Experience Week.

Foram introduzidas versões em lingua estrangeira como por exemplo Alemão e Francês, em 1981. Desde então, já foram realizadas Semanas de Experiência em Holandês, Italiano, Português, Espanhol e Japonês.


COMO CHEGAR A FINDHORN

A Fundação Findhorn está localizada cerca de 40 km a leste de Inverness no nordeste da Escócia, em dois espaços: no Cluny Hill College, Forres e no Park, perto da aldeia de Findhorn (8 km de Forres).

findhorn area

Findhorn location

Pelo ar – existem voos que partem de Faro e do Porto para Edimburgo ou Glasgow. Depois terá que apanhar um comboio destas cidades para a aldeia de Forres. Pode também ir de Lisboa até Londres e depois apanhar outro voo de Londres para Inverness ou Aberdeen. Terá que depois apanhar um comboio ou autocarro até a aldeia de Forres.

Autocarro – A Scottish Citylink opera um serviço a partir de Londres (estação de autocarros Victoria) para Inverness (12 horas).

Comboio – Existem comboios noturnos de Londres para Inverness e Aberdeen. Ver aqui mais informações.
Veja aqui mais informações de comboios de Edimburgo ou Glasgow até a aldeia de Forres.

Nota: A Fundação Findhorn vai buscar à estação de comboios, os participantes da Semana de Experiência e dos vários programas, que chegam nos primeiros comboios da manhã de Sábado.

Se necessitar de algum apoio na organização da sua viagem, entre em contacto.


INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Cada programa começa no sábado de manhã e termina no sábado seguinte de manhã. Por isso, pedimos-lhe para se apresentar na Fundação entre as 10 e as 12 horas no sábado de manhã.

  • A estadia na Fundação começar no início do programa e termina no sábado de manhã. A seu pedido, podemos fornecer uma lista de Bed & Breakfast na área, se quiser chegar mais cedo e partir mais tarde.
  • Infelizmente, com excepção das Semanas de Experiência para a Família (apenas em Inglês), os nossos programas não são adequados para crianças.
  • Sugerimos que traga roupas confortáveis, adequadas para trabalhar (dentro e fora). O clima na Escócia é bastante variável em qualquer estação.
  • Existe um programa (em Inglês) para melhorar o seu conhecimento de Inglês (Learning English in Community); indicado para aqueles que têm um conhecimento limitado da língua. Para obter mais informações, veja aqui.