Perguntas Frequentes

Porquê transformação?

Transformar é elevar-se a um novo estado. Deste modo torna-se possível agir de uma outra forma à dor, aos bloqueios e à insatisfação em vez de se sentir preso à sua mercê. Lucidez, vitalidade, acção, participação criativa na vida e realização pessoal irão surgir através de uma nova consciência que é trazida e ensinada pelo jogo.
Se somos dominados pelos eventos e emoções, estamos a agir de uma forma compulsiva, isto é re-agimos e mais facilmente iremos estar condicionados por hábitos/padrões e pela vontade de outros. Se exercemos o poder de escolha em vez de re-agir de uma forma mecânica/instintiva, tomamos consciência do que está à nossa frente e dentro de nós podemos agir com conhecimento e em consciência.
Mudanças acontecem quando se adquire a responsabilidade de viver conscientemente momento a momento e se faz disso uma pratica na vida diária.

Em que é que o jogo pode ser útil?

  • Tornar-se mais consciente das suas qualidades e limitações
  • Entender padrões de stress e mudar padrões de comportamento improdutivos
  • Identificar, explorar e descobrir novas possibilidade na sua vida
  • Resolver conflitos de relacionamento interpessoal
  • Ajudar a gerir transições, por exemplo na saúde, na carreira, no casamento
  • Incorporar relaxamento e paz mental na sua vida diária
  • Trabalhar e libertar bloqueios que impedem a espontaneidade, sucesso e felicidade
  • Liberta-se de medos e sentimentos negativos
  • Ganhar uma maior compreensão emocional de si próprio e dos outros
  • Ganhar maior equilíbrio, relaxamento e paz interior no seu dia-a-dia
  • Assumir e expressar os seus pontos fortes
  • Desenvolver a auto-estima

Como é que o jogo funciona?

O seu jogo começa a partir do momento em que esclarece qual vai ser o seu propósito ou objectivo de jogo, que pode reflectir uma área que o/a preocupa como por exemplo: “Eu tenciono libertar o meu medo de intimidade” ou “Eu tenciono remover os meus bloqueios que me impedem de ter prosperidade financeira”. Com a intenção na sua mente vai em seguida encher o seu Envelope do Inconsciente usando vários baralhos de cartas, que incluem os Anjos, os Insights e os Bloqueios A partir do momento em que começa a jogar vai nascer no nível físico e começa a mover-se no seu caminho de vida, onde existe uma série de quadrados. Em cada quadrado ser-lhe-á pedido que faça diferentes escolhas que podem envolver: a sua livre-vontade, a sua intuição, o seu conceito de serviço ou o seu nível de apreciação. Em consequência poderá também ser-lhe pedido que tire uma carta de Bloqueio, Insights ou Anjos do seu Envelope de Inconsciente e que trabalhe com as questões que daí advêm.

O que é que eu posso esperar do jogo?

À medida que vai avançando através do nível físico vai preenchendo um cartão que o vai permitir subir para o nível emocional, depois o nível mental e finalmente ao nível espiritual. O nível onde passar a maior parte do seu tempo normalmente reflecte a área aonde sente mais bloqueios e a maneira como vai mudando de nível vai-lhe permitindo obter respostas muito esclarecedoras.

Intenção de Jogo - o que é?

Pode trazer qualquer questão para o Jogo da Transformação e esta depois de formulada como uma intenção, irá servir-lhe para o guiar através do seu percurso no jogo. Jogar o jogo através de uma intenção é uma maneira de o fazer entrar em contacto com a sua sabedoria interior e criatividade para que lhe traga inspiração na área de vida que se está a sentir preso ou a necessitar de ajuda.

Abaixo encontra alguns exemplos de questões que alguns jogadores trouxeram ao jogo. Elas são sempre expressas na forma de intenções. Para que retire o máximo do Jogo encorajo-o a ir pela Intenção que oferece um “risco maior”- aquela onde mais gostaria encontrar direcção, em vez de outra que se apresenta mais superficial e segura.

  • “Eu tenciono libertar o meu medo de intimidade”
  • “Eu tenciono compreender os bloqueios a nível de expressar os meus sentimentos”
  • “Eu tenciono entender e libertar os bloqueios que me impedem de expressar a minha criatividade”
  • “Eu tenciono liberta-me da resistência de tomar uma decisão na minha vida”
  • “Eu tenciono receber insight acerca da insatisfação que sinto na minha vida pessoal”
  • “Eu tenciono obter claridade nas minhas aspirações a nível de trabalho”
  • “Eu tenciono remover o meus bloqueios que me impedem de ter prosperidade financeira”
  • “Eu tenciono compreender e libertar os conflitos na minha relação amorosa”
  • “Eu tenciono libertar o meu medo de ser bem sucedido”
  • “Eu tenciono livrar-me do stress relacionado com o meu trabalho”
  • “Eu tenciono libertar os bloqueios que me impedem de nutrir e honrar o meu corpo físico”
  • “Eu tenciono libertar os bloqueios que me impedem de comprometer a uma relação”

Eu tenho dois objectivos que gostava de trabalhar, com qual deles devo jogar?

Aperceba-se qual deles parece vir mais à superfície nos dias que antecedem o dia do jogo. Por vezes, poderão ser diferentes aspectos do mesmo núcleo e a ligação pode não parecer obvia. Pode também trazer ambos para o jogo. Existe tempo para a partilha dos objectivos de jogo e uma meditação para assegurar que joga com aquele que é mais significativo no momento presente. Pode acontecer que no jogo consiga perceber a ligação que existe entre os dois, ou que decida voltar passado um mês e jogar com o outro objectivo.

Em que medida me vou envolver com os outros jogadores?

Como na vida, pode-se tornar envolvido no jogo quanto mais for esse o seu desejo. Alguns jogadores se envolvem muito pouco, outros agarram cada oportunidade de jogo para incluir os outros jogadores nas suas escolhas e os seus jogos se misturam. Como na vida não existe o certo ou o errado – apenas escolhas e consequências. A parte que é encorajada no jogo é o apoio, compreensão e partilha – mas é de referir novamente que isto é voluntário e que será sempre inquirido se se encontra aberto a receber feedback dos outros.

Necessito de acreditar em "alguma coisa" para jogar o jogo?

Para jogar o Jogo da Transformação® não é necessário que acredite em algo. O jogo foi concebido dentro de um sistema de crenças que não tem em si mesmo um rótulo e não é baseado em nenhuma religião em particular, apenas tido em conta uma perspectiva atenta de como o universo se rege. Se anjo é uma palavra que não lhe faz sentido, tem a total liberdade de considera-lo como qualidade ou força pessoal. Se a palavra Deus não faz parte do seu vocabulário poderá escolher outra que se adapte melhor a si, como Energia, Força, Sol, Inteligência, Terra, Luz, etc. Se por outro lado o seu sistema de crenças for muito importante para sim, sentirá que o jogo sustentará.
O jogo poderá servir-lhe como suporte para explorar quais as suas crenças, como a sua vida funciona e quem é o Director Central do seu jogo/vida.

Sou obrigado a participar em tudo o que acontece no jogo?

Não. Se outro jogador escolher uma acção específica que o poderá envolver, é sempre livre de escolher não participar. No jogo é lhe dado sempre o poder de decidir os seus próprios limites.

Com que regularidade posso jogar?

Com a regularidade que quiser. Contudo, é recomendável que deixe passar algum tempo para que o primeiro jogo seja integrado na sua vida e para que possa implementar as mudanças que decidiu fazer. Levar o conhecimento que adquiriu através do jogo para a sua vida diária é um passo muito importante e algum tempo é necessário para sentir os resultados e ver as coisas de uma nova perspectiva.

Parece muito tempo para jogar, não se torna aborrecido?

O Jogo da Transformação© é bastante envolvente e pode-se tornar bastante complexo. Cada decisão que é tomada no jogo pode afectar todos os jogadores incluindo pessoas que não estão a jogar. Por esta razão é requerido um nível elevado de concentração. Apesar de isto ser uma questão muito comum, os jogadores normalmente ficam surpresos pela velocidade que o tempo passa e ficam desapontados quando se apercebem da chegada do último lançamento do dado.

Necessito de alguma coisa para poder jogar?

Tudo o que necessita é uma mente aberta. O jogo é como a vida, quanto mais entusiasmo e compromisso tiver e trouxer para o jogo, mais lhe será devolvido. É capaz de impulsionar mudanças reais se se comprometer a estar presente, atento e aberto.

Jogar com um facilitador, porquê?

Jogar com um facilitador permite levar a experiência do jogo a um nível mais profundo. Um facilitador credenciado pela Fundação Findhorn usa um tipo de regras mais complexo que são mais similares à versão original do jogo. O facilitador mantém um espaço seguro que o vai permitir ir mais fundo e o apoiar no trabalho das suas questões que vão vir ao de cima à medida que vai avançando no “caminho de vida” do jogo.
“A experiência de facilitadora do jogo da transformação já me permitiu rir, chorar, dançar e cantar, partilhar abraços e presenciar o nascimento de novas amizades e ligações entre as pessoas. É uma experiência especial e cada jogo é diferente porque cada um de nós é único e quando se partilham momentos como estes, imerge-se mais forte, mais inspirada e aberta à vida.”

Posso jogar com o meu namorado(a)/ marido(mulher)/ parceiro/(a)/companheiro(a)?

Sim, pode ser bastante esclarecedor jogar com ele(a) e o jogo promove um espaço seguro para a partilha, aprofundamento da intimidade e apreciação que pode fortalecer a relação. Neste caso é recomendável que o jogo seja feito apenas com o casal.
Se no entanto, não se sentir preparado(a) para se abrir sobre determinada situação em frente ao seu parceiro(a), talvez será mais aconselhável jogarem em jogos distintos.

Gostava de jogar com um grupo de amigos, é possível?

Sim, o workshop do jogo pode-se adaptar a qualquer situação. Basta manifestar esse interesse (através de email ou telefone). É depois confirmada a disponibilidade, número dos amigos interessados e a data da marcação.