A Fundação Findhorn é uma comunidade educacional baseada em conceitos espirituais, situada à nordeste da Escócia. É reconhecida internacionalmente pela sua cooperação com a natureza e na promoção do sagrado em tudo o que exista. Não existe ali nenhuma doutrina formal ou credo; todas as maiores religiões do mundo são reconhecidas e honradas como caminhos que levam a Deus. Findhorn atrai pessoas de todas as nacionalidades e tendências que ali vão buscar o aprendizado e a prática dos princípios espirituais e de como levar estes princípios para os seus relacionamentos do dia-a-dia, para o seu trabalho e como os aplicar no planeta Terra.

Casa de BarrisA Comunidade de Findhorn foi fundada em 1962 por Dorothy Maclean, Eileen Caddy e Peter Caddy numa área reservada para “trailers”, a um quilómetro e meio de distância do vilarejo litorâneo de Findhorn. Como parte essencial da fundação foram incluídos os princípios de “ouvir o Deus interior” e “cooperar com a Natureza como uma força de Criação”. Aquilo que começou como uma horta, atraiu rapidamente a atenção de indivíduos de diversas partes do mundo, interessados em se centrar no divino e em servir uma visão positiva de futuro. Actualmente, a Comunidade é uma próspera eco-vila com mais de 350 pessoas vivendo e trabalhando juntas. Os princípios que a governam nascem de todas as pessoas que ali moram. Não há professores ou mestres, sendo todos os moradores estimulados a se responsabilizarem por seu estilo de vida.

Fundação Findhorn – SantuárioA Fundação Findhorn também é um centro educacional que oferece uma grande variedade de seminários e cursos. Durante o ano todo, centenas de hóspedes participam da vida comunitária, empenhando-se no seu próprio crescimento pessoal e espiritual. A estadia desses hóspedes pode variar de uma semana até vários meses, dependendo do curso que fizerem; como por exemplo, construir uma comunidade, seminário de liderança ou de artes. A Comunidade de Findhorn também se envolve activamente em projectos ambientais, inclusive investindo em casas ecológicas de vanguarda e em sistemas renováveis de energia. Recentemente, a Fundação Findhorn foi outorgada como uma associação com o Departamento de Informação Pública das Organização das Nações Unidas – ONU.

Há um bom número de organizações e estabelecimentos comerciais que são ou parte ou associados à Fundação e a comunidade maior da Baía de Findhorn. Um número crescente de pessoas tem-se mudado para perto, na mesma área, para se tornar parte da próspera comunidade espiritual e da eco-vila.