Jogar o jogo da vida

Jogo da Transformação
– Uma ferramenta dinâmica para o crescimento pessoal –

O Jogo da Transformação é um instrumento de autoconhecimento, tomada de consciência, descoberta de novas oportunidades de vida orientado para o desenvolvimento pessoal e espiritual. É uma forma divertida de compreender e transformar graciosamente o modo como vive a sua vida.

O jogo espelha a vida do jogador com exactidão, e desta forma ajuda-o a olhar para o tipo de experiências que cria, para a forma como reage às mesmas e como pode mudar as suas respostas, de modo a criar uma nova consciência de si mesmo e atingir os seus objectivos de vida. O Jogo da Transformação parte do princípio que as soluções para os problemas estão dentro de nós, neste sentido o jogo actua como um catalisador que faz emergir as respostas para as questões que se movem no seu interior.

O Jogo da Transformação…

O Jogo da Transformação foi criado na comunidade de Findhorn, Escócia, por Joy Drake e Kathy Tyler. A ideia germinou alimentada por muitas influências, entre as quais orientações recebidas durante meditações no Santuário de Findhorn e um antigo jogo usado por monges tibetanos. A intenção era recriar com o Jogo da Transformação a experiência de se viver em Findhorn. As criadoras pretendiam que se pudesse aprender as lições e receber os insights que o ambiente dessa comunidade propícia, sem haver a necessidade de ir para lá viver por alguns anos. Era sua intenção destilar a essência do processo educacional: aprender as lições do dia-a-dia, elevar o nível de vibração pessoal e entender como agir perante os desafios diários ao trazer os ensinamentos espirituais para a vida prática.

…seus objectivos…

O Jogo da Transformação, inicia-se com a formulação de um objectivo pessoal de jogo. Através do completar da frase: “Eu tenciono…”o jogador vai definir o foco daquilo que pretende trabalhar em si, qual o campo a explorar ou o obstáculo a ultrapassar. Os propósitos de jogo escolhidos podem ser tão variados quanto assumir e expressar talentos, trabalhar conflitos de relacionamento, desbloquear medos, mudar hábitos, transformar padrões de stress, equilibrar trabalho e lazer ou desenvolver a auto-estima. O objectivo pessoal de jogo é a semente que será alimentada e desenvolvida durante o jogo.

…e benefícios…

Pode ser feito individualmente ou em pequenos grupos de duas a seis pessoas. A tempo da vivência pode variar entre três horas a dois dias.

Como funciona o Jogo da Transformação?

Exactamente como num jogo lúdico, o participante rola um dado e vai movendo o seu marcador ao longo do “Caminho de Vida”, simbolicamente representado num tabuleiro, para diversos tipos de casas que lhe indicam diversas opções de cartas.
Existem, por exemplo fichas de Consciência, que descrevem qualidades e energias que todo o ser humano possui, e cartas de Insights, que têm por objectivo expandir a consciência do jogador. É possível também deparar com cartas de Bloqueios e fichas de dores, que podem atrasar o progresso do jogador na sua caminhada. Finalmente, há cartas de Feedback Universal, que são avaliações sobre as consequências das acções escolhidas pelo jogador quando ele usa o seu livre arbítrio e cartas dos Anjos, que proporcionam ao participante as qualidades que ele necessita para conseguir cumprir o seu percurso de vida e atingir o seu objectivo.

Ao mover-se pelo tabuleiro, o jogador é convidado a tomar consciência da forma como age nos vários planos: físico, emocional, mental e espiritual. Cada um dos planos é trabalhado separadamente, o que permite ao jogador perceber qual dos planos precisa dar mais atenção no momento actual da sua vida associado ao objectivo relevante que está a trabalhar. Neste processo as qualidades do jogador vão ser destacadas, padrões cristalizados vão ser identificados, portas de inspiração e criatividade vão ser abertas e novas perspectivas para os desafios actuais vão sendo integradas.

O que são os facilitadores do Jogo da Transformação?

Quando conduzida por um facilitador credenciado apto em criar um clima introspectivo e de reflexão, a sequência do jogo propicia aquilo que as criadoras do Jogo – chamaram de “sincronicidade” entre os jogadores e as cartas. Ou seja, as casas e as cartas trazem para cada jogador justamente a mensagem de que ele necessita naquele determinado momento.

Os facilitadores do Jogo da Transformação são pessoas que recebem formação específica para ajudar os jogadores a ir mais fundo na sua busca interior. Embora seja possível jogar sem a presença de um facilitador, seguindo apenas as instruções contidas na caixa, os resultados neste caso serão mais superficiais. Com o facilitador, o jogo acaba por ser mais intenso uma vez que dispõem de um manual avançado próprio e exclusivo que lhe fornece instrumentos para tornar as jogadas mais dinâmicas e profundas.

O Jogo da Transformação permite uma vivência reflexiva e profunda sobre as questões da vida pessoal e impulsiona à realização de mudanças num caminho de aprendizagem e autoconhecimento.

Entre outros benefícios, o Jogo da Transformação poderá ajudá-lo/a a:

  • Compreender causas e padrões stress e mudar hábitos não produtivos;
  • Ultrapassar a depressão e a ansiedade;
  • Identificar e explorar novas possibilidades na sua vida;
  • Resolver conflitos interpessoais;
  • Libertar-se de medos e sentimentos negativos;
  • Lidar com transições (alterações de saúde, carreira, casamento ou relacionamentos)
  • Viver o dia-a-dia de forma mais equilibrada, relaxada e tranquila;
  • Assumir e exprimir as suas potencialidades e aumentar a auto-estima;
  • Eliminar bloqueios à espontaneidade, ao sucesso e à realização.

Artigo publicado na Revista portuguesa Zen Energy  Edição Janeiro 2010.

Clique aqui para fazer o download do artigo original (em PDF)